Categorias

Remédio natural para dor: conheça 6 opções naturais para alívio e bem-estar!

Conviver com dores, certamente, não é uma tarefa fácil. Nos últimos anos, a busca por remédio natural para dor, tal qual os medicamentos fitoterápicos têm sido amplamente estudada pela comunidade científica como uma alternativa aos medicamentos tradicionais, devido às suas propriedades naturais com baixo índice de efeitos colaterais.

No caso da dor, algumas ervas e especiarias têm compostos com efeito analgésico e anti-inflamatório que podem ajudar no tratamento de diversos tipos de dores, inclusive, artrite e fibromialgia. Conheça alternativas naturais para alívio da dor e bem-estar! 

Aqui você irá ler sobre: 

  1. O que são remédios naturais?
  2. Como aliviar a dor de forma natural?
  3. Canabidiol (CBD)
  4. Açafrão-da-terra (Curcuma longa)
  5. Alho (Allium sativum)
  6. Unha-de-gato (Uncaria tomentosa)
  7. Arnica (Arnica montana Linnaeus)
  8. Romã (Punica granatum L.)
  9. Cuidados com o uso de fitoterápicos.

O que são remédios naturais?

Remédios naturais, ou fitoterápicos são medicamentos feitos a partir de plantas, ervas e raízes medicinais com eficácia comprovada para tratamento de dores e doenças, e com aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O uso das plantas medicinais é um conhecimento milenar que faz parte da cultura de povos ao redor do mundo. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) essa prática é considerada parte da medicina tradicional, sendo a soma de conhecimentos, capacidades e práticas com base em teorias, crenças e experiências de diferentes culturas, explicáveis pelos métodos científicos atuais ou não, utilizadas para manter a saúde, prevenir, diagnosticar, melhorar ou tratar doenças físicas e mentais.

Origem da fitoterapia no Brasil

No Brasil, o Programa de Pesquisa de Plantas Medicinais (PPPM) da Central de Medicamentos (CEME), criado pelo ministério da saúde vigente durante 15 anos (1982 e 1997), teve como objetivo principal estudar 55 plantas medicinais com o intuito de determinar a ação terapêutica, que estas plantas tinham segundo a população, a partir de estudos científicos e assim desenvolver uma terapia alternativa e complementar.

Então, em 1998 foi aprovado a Política Nacional de Medicamentos, Portaria nº 3916, que estabelecia a expansão do apoio às pesquisas destinadas a fitoterápicos, visando o potencial terapêutico da flora e fauna nacionais, uma vez que o Brasil é o país de maior biodiversidade do planeta.

Todavia, o uso de plantas e ervas medicinais sempre deve ser precedido por uma criteriosa identificação e classificação botânica. Além disso, o acompanhamento com profissionais de saúde também faz-se essencial durante o uso de linhas de tratamento naturais. 

Como aliviar a dor de forma natural?

Remédios naturais para dor têm a capacidade de aliviar sintomas e melhorar a sensação de desconforto causada pela mesma. 

No caso de Artrite e Fibromialgia, ambas são doenças consideradas como dor crônica, ou seja, são dores que prevalecem ainda que sejam tratadas. Mas, com o uso de fitoterápicos naturais, é possível cultivar mais momentos de bem-estar e ter uma melhoria de qualidade de vida em relação ao alívio das dores.

Uma iniciativa conduzida pelo curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) disponibiliza o portal Horto didático, um extenso catálogo botânico de plantas medicinais com informações científicas e orientações para o uso seguro de ervas medicinais. Logo abaixo, confira uma lista de remédios naturais com propriedades anti-inflamatórias! 

Canabidiol (CBD)

O Canabidiol (CBD) é um dos principais compostos da erva medicinal cannabis sativa. Do ponto de vista científico, seu extrato é rico em propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, o que faz desta planta um excelente remédio natural para a dor. Além disso, também temos suas propriedades terapêuticas como a redução de ansiedade e melhoria do sono. Geralmente, ele é encontrado em óleo essencial e pode ser administrado via oral, com gotas do extrato da planta colocados embaixo da língua.

Confira, no webinário a seguir, grandes e importantes informações sobre o uso da Cannabis Medicinal no Tratamento da Fibromialgia.

 

Açafrão-da-terra (Curcuma longa)

O Açafrão-da-terra, também conhecido como Cúrcuma, é uma raiz que faz parte da família do gengibre, e é encontrada principalmente na Índia. O açafrão-da-terra possui um composto ativo chamado Curcumina que é associado a propriedades anti-inflamatórias. Ele também é encontrado em óleo essencial, mas também pode ser usado em chás e encontrado em medicamentos fitoterápicos. 

Alho (Allium sativum)

O Alho, comumente utilizado como tempero nas cozinhas brasileiras, também possui propriedades anti-inflamatórias e hipertensoras que podem ser sintetizadas em forma de medicamentos fitoterápicos. Entre suas substâncias anti-inflamatórias, o alho possui Sulfuretos de Alila, derivados da Alicina, composto mais conhecido do alho responsável por seus princípios medicinais.

Unha-de-gato (Uncaria tomentosa)

A planta Unha-de-gato é natural das florestas da América Central e do Sul, e possui não só efeito anti-inflamatório, mas também imunoestimulante, antimicrobiano, anticancerígeno e antioxidante. Ela é uma planta de toxicidade baixa, e por isso possui menos contraindicações, mas ainda assim não pode ser utilizada por mulheres grávidas, lactantes, pessoas que necessitam de transplante e enxertos de pele. 

Arnica (Arnica montana Linnaeus)

A Arnica é popularmente utilizada no Brasil em formato de creme, pomada e gel, devido à sensação de alívio que esses produtos podem proporcionar em locais com hematomas, por exemplo. Apesar da grande popularidade em nosso país, ela é uma planta de difícil cultivo, sendo nativa das montanhas europeias, norte da Ásia, Sibéria e Américas. Os cremes de arnica podem auxiliar no alívio das dores crônicas, quando aplicados na região afetada.

Romã (Punica granatum L.)

No caso da planta Romã, popular por tratar gripes e resfriados, os responsáveis pelo efeito anti-inflamatório são as substâncias chamadas flavonoides, que também aparecem na unha-de-gato. Os flavonoides inibem a atuação dos radicais livres, de forma a reduzir o que chamamos de “estresse oxidativo”, ou seja, o desequilíbrio entre compostos oxidantes e a ação antioxidante natural do nosso corpo. 

Cuidados com o uso de remédio natural para dor

Vale ressaltar que os remédios naturais podem ser eficazes para apenas causas específicas de dor. Então, é possível que nem todas as sugestões funcionem para você. Mas, o uso de diferentes correntes de tratamento é um passo na direção correta para uma boa convivência e alívio de dores frequentes. 

Em todo caso, não hesite em procurar ajuda médica profissional para realizar um acompanhamento multidisciplinar do tratamento para dor. Mais do que um portal de notícias sobre saúde, a Vikura, também é um refúgio de conhecimento e apoio para construir uma vida com mais qualidade e bem-estar. 

Mantenha-se atualizado

Junte-se a nossa Newsletter

*Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento

Materias relacionados

Mantenha-se atualizado

Junte-se a nossa Newsletter

*Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento